Escola de Empreendedorismo, Inovação e Negócios

Por que fazer o valuation da minha startup?

Alguns empreendedores podem pensar que só devem fazer a avaliação da empresa no momento da venda, mas o valuation é também uma importante ferramenta de gestão

A avaliação financeira da empresa deve ser uma ferramenta para tomada de decisões estratégicas. Muitas pessoas acreditam que o objetivo principal do valuation é exclusivamente calcular o valor da companhia. Quando na verdade, saber quanto a empresa vale é importante para qualquer tipo de negociação. Se não se sabe quanto vale uma empresa, como calcular o impacto de um novo investimento? Ou como convencer um investidor a fazer aportes? Assim, o real objetivo da avaliação é calcular um intervalo de valor em que se está disposto a negociar a companhia.

O valuation é usado sempre que se quer ou precisa promover mudanças, como comprar maquinário e equipamentos que melhorem a produtividade ou expandir para novos mercados de atuação, por exemplo. A avaliação fornece dados para o empreendedor amparar suas decisões, além de sinalizar se a empresa está no momento certo para fazer estas mudanças.

Olhando para fora da companhia, o valuation também é importante na negociação com investidores. Algumas vezes, a decisão do empreendedor exige que ele busque recursos financeiros no mercado. E para convencer alguém a investir em seu negócio, ele precisa projetar o retorno esperado, precisa saber qual será o impacto deste investimento sobre o valor da empresa.

É importante lembrar que a avaliação da empresa tem prazo de validade. Se uma negociação vai acontecer na metade ano, mas o valuation mais recente que se tem é de fevereiro, está na hora de fazer uma nova. Além da flutuação na própria operação da companhia, é preciso considerar mudanças de cenário político e econômico que podem influenciar os resultados.

Lembrando que companhias valem pela sua capacidade de gerar caixa e não pelo valor do seu patrimônio, o valuation mostra ao empreendedor um mapa de riscos e oportunidades de seu negócio. Isso porque para fazer uma avaliação de empresa, é preciso considerar todos os elementos que de alguma forma estão envolvidos no negócio: quantitativos, como dados financeiros, e qualitativos, como posicionamento estratégico, desenvolvimento de novos produtos ou esforços de marketing. Assim, embora seja usada principalmente para captação de dinheiro ou venda de ativos, a avaliação da empresa é extremamente útil como uma ferramenta gerencial.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Open chat